terça-feira, 1 de outubro de 2019

COPA SESC DA DIVERSIDADE 2019


An Eye For The Main Chance!


Com o objetivo de celebrar e promover a importância da população LGBT no esporte brasileiro, a Copa Sesc da Diversidade recebeu diversas equipes para torneios de futebol society e vôlei. Com muita honra, recebemos o convite da organização. Seis equipes participaram: Bárbaros, Diversus, Natus, Meninos Bons de Bola, Rosa Negra e Real Gothic.

Essas seis agremiações foram agrupadas em grupo único, todos jogando contra todos. Ao final das cinco rodadas, os dois primeiros colocados disputariam a grande final e o terceiro e quarto colocados disputariam a medalha de bronze.
O torneio aconteceu na já conhecida arena do Sesc Pompeia. As partidas teriam duração de dois tempos de 20 minutos. Além do futebol, encontros temáticos sobre o tema da discriminação e da inclusão movimentaram o projeto.

_________________________________________________________


Real Gothic x Diversus FC
A Copa teve início no dia 17/08. Nossa estreia foi contra o Diversus FC, time que já se tornou um grande rival dos morcegos. Esse seria o quarto jogo no ano contra os cavalos-marinhos. Recentemente, fizemos dois jogos disputadíssimos contra o azul e branco no Festival Rosa Negra - sendo que um deles foi a grande final daquele torneio. 



Fizemos um bom primeiro tempo. Bem postados, anulamos o ataque adversário e também tivemos algumas ótimas chances. O Diversus parava o jogo com faltas. Em uma delas, saiu o nosso gol. Tiro livre próximo a área adversária. Baphomet rolou para Flávio, que chutou de primeira. O arqueiro rebateu, mas na sobra Flávio marcou: 1 x 0. O Diversus ainda chegou a estourar o limite de faltas, mas Baphomet desperdiçou o shoot-out. Para piorar, após cruzamento nas costas de Sophia, o goleiro Eduardo Lacrimosa não saiu e Alisson fez de cabeça para o azul e branco. Tudo igual: 1 x 1.




Infelizmente, caímos de produção no segundo tempo. O time deixava muitos espaços e o Diversus chegava com perigo.
Uma nova desatenção nos custou a virada. Tucho furou duas vezes e a bola sobrou para Xuxa chutar forte: 2 x 1. Depois, após um chute desviado, a redonda sobrou para Alisson, livre nas costas de Freon, marcar novamente: 3 x 1. 
Já nos minutos finais, tentamos reagir. Atacamos e arriscamos mais finalizações, mas era tarde demais. Fim de partida.


Real Gothic x Natus
Retornamos ao campo no dia 24/08, dessa vez para enfrentar o Natus. Foi o nosso terceiro duelo contra o laranja e roxo.
O forte time do Natus começou melhor. Em um rápido e bem trabalhado contra-ataque, Edu marcou o primeiro: 1 x 0.  Depois, Renan chutou de fora da área, a bola bateu na trave e nas costas de Eduardo Lacrimosa. Nosso goleiro ainda se recuperou e alcançou a redonda, mas ficou a dúvida se a pelota teria ultrapassado a linha. A arbitragem entendeu que sim: 2 x 0. Minutos depois, o Natus ampliou. O atacante Flor recebeu na área e acertou um belo chute no ângulo: 3 x 0.

Apesar do placar, a verdade é que não fazíamos uma partida ruim. Ainda perdemos três chances claras de gol. Após passe de Baphomet, Freon ficou de frente para o gol, mas errou o alvo. Depois, após cobrança de escanteio, Baphomet carimbou a trave! Por fim, Sophia e Baphomet estiveram em ótimas condições, mas demoraram para definir a jogada.




Reiniciamos desatentos no segundo tempo. Ed falhou na saída de bola e o pivô Batista não desperdiçou a chance: 4 x 0. Depois, Flor cobrou uma falta (duvidosa), nossa barreira abriu e o Natus dilatou a diferença: 5 x 0. O confronto parecia definido, mas não desistimos. Baphomet tocou para Ed que driblou o marcador e chutou colocado: 5 x 1. Já na saída de bola, Freon quase marcou aproveitando um recuo errado para o goleiro. O Real Gothic começava a crescer na partida.


Não demorou para o segundo gol nascer. Freon cobrou falta e Sophia desviou com classe para as redes: 5 x 2. Em seguida, Freon avançou do campo de defesa, driblou um marcador e chutou no travessão. Os morcegos eram todo ataque! Cuervo cobrou um lateral precioso para Ed marcar mais um: 5 x 3. Faltava pouco! Pressão total dos góticos! Livre, Baphomet tocou na saída do goleiro, que conseguiu abafar. E no último lance, Sioux acertou o travessão. Fim de partida. Nos superamos e lutamos até o último instante, merecíamos o empate. De qualquer forma, foi um grande jogo.


Real Gothic x Bárbaros 
No dia 31/08, enfrentamos os Bárbaros - os favoritos do torneio. Líder do certame, nas duas primeiras rodadas venceram MBB e Rosa Negra com sonoras goleadas. Evoluíram muito desde nossa vitória sobre eles no Festival MBB. Atualmente, contam com treinador e preparador físico, além de figurarem no primeiro escalão dos times gays do Brasil.

Wanderson Porcher, um gótico das terras do Rio Grande do Sul, reforçou a defesa do escrete das sombras nessa partida!

Cientes das dificuldades, entramos com uma formação mais defensiva. A arbitragem, infelizmente, parecia estar de má vontade conosco desde antes do início da peleja. Com empenho, conseguimos segurar o ímpeto dos oponentes por cerca de dez minutos. Porém, na reta final da primeira etapa, a equipe líder do torneio encontrou o caminho da vitória: 3 x 0. 

O filme se repetiu no segundo tempo. Até que iniciamos bem e saímos um pouco mais para o jogo. Mas não foi o suficiente. Cansamos e o Bárbaros dilatou a goleada. Alguns vacilos também foram infantis, como dois gols bobos oriundos de bola parada (escanteio e lateral). 
Fim de partida: 8 x 0. Um resultado doloroso, é verdade, mas previsível.
Comprovando sua força, na semana seguinte o Bárbaros venceria a True Colors, torneio LGBT que reuniu vários times.




Real Gothic x Meninos Bons de Bola
Após pausa de uma semana, a Copa prosseguiu no dia 14/09. Nessa rodada nos encontramos com os Meninos Bons de Bola. Essa foi a nossa quinta partida contra os garotos. Era preciso vencer para manter alguma chance no campeonato.

Com gols de Eduardo Baphomet (duas vezes), Quinho, Sophia Raven e Freon, abrimos 5 x 0 na primeira etapa. No segundo tempo, Esqueleto e novamente Eduardo Baphomet (duas vezes) anotaram e ratificaram o resultado. O MBB também foi às redes duas vezes, diminuindo a diferença. Placar final: Real Gothic 8 x 2 Meninos Bons de Bola. Com essa vitória interrompemos uma série de cinco derrotas consecutivas. Finalmente! Além disso, seguimos vivos no certame.




Real Gothic x Rosa Negra
Dia 21/09. Última rodada do torneio! Uma vaga em jogo. Hora do confronto direto com o nosso grande rival: Rosa Negra. As duas agremiações tinham três pontos ganhos. Nossa vantagem estava no melhor saldo de gols (menos pior, na verdade). Sendo assim, jogávamos pelo empate. Entretanto, a nossa intenção era buscar a vitória a qualquer custo! 

Nessa partida, Jonathan Sisters, ex-atleta da extinta equipe do Via Underground fez seu debut pelo Real Gothic Brasil.

Com pouco mais de dois minutos, Sophia rolou de calcanhar para Ed inaugurar o marcador: 1 x 0. Depois de tabelar com Baphomet, o mesmo Ed ainda teve ótima chance para ampliar. E o estreante Jonathan Sisters também esteve frente a frente com o goleiro adversário. 
A posse de bola era nossa, nossas chances se acumulavam, mas faltava precisão. Mesmo precisando da vitória, o Rosa Negra parecia acuado, esperando alguma brecha para o contra-ataque. 

 


Segundo tempo. Quando as coisas pareciam tranquilas, veio a tormenta. Logo no início, em um contra-ataque, Jotapê driblou Flávio e arrematou forte. Eduardo Lacrimosa foi na bola, mas acabou espalmando para trás. Gol do Rosa: 1 x 1.

E para piorar, Lacrimosa contundiu a mão e teve que sair do jogo. Sendo assim, Ed foi improvisado como goleiro. Pouco depois, Flávio falhou na marcação e o atleta Lucas não desperdiçou: 2 x 1. Tudo parecia desmoronar! O tempo escasso da partida (inexplicavelmente, alguns jogos foram reduzidos para dois tempos de 15) se tornava nosso maior obstáculo. A peleja ficou tensa. Alguns atletas do Rosa Negra reclamaram muito com a arbitragem. O goleiro foi expulso. Depois de alguns minutos de paralisação, Freon cobrou lateral para Flávio Sioux. Ele chutou para o gol mas foi travado. Na sobra, Baphomet tocou para Sophia, que finalizou de bico no cantinho: 2 x 2. Alívio! A classificação voltava às nossas mãos!

Recuperamos o controle do jogo e ainda houve tempo para Esqueleto acertar a trave adversária. Os últimos minutos foram de entrega. A vitória infelizmente não veio, mas conseguimos a honrosa qualificação para a disputa do bronze!


____________________________________



Disputa do Bronze
Real Gothic x Natus

Com uma vitória, um empate e três derrotas, alcançamos quatro pontos e terminamos em quarto lugar na classificação geral. Com isso, fomos disputar a medalha de bronze com o Natus - que ficou em terceiro na fase inicial (nove pontos).
Na primeira fase, havíamos feito um jogo extremamente disputado com o Natus. Perdemos por 5 x 3, mas sufocamos os rivais no segundo tempo e chegamos perto. Jogando com seriedade e entrega, sabíamos que seria possível vencê-los. 

No início do jogo, um susto. Freon recuou uma bola de cabeça para Maurício. Desatento, o goleiro se atrapalhou e espalmou para trás. A bola já ia entrando, mas Freon conseguiu afastar o perigo. Mas esse foi apenas um lance isolado.

C
om uma marcação firme e muita intensidade, dominamos os favoritos. Tivemos uma sucessão de oportunidades: Ed avançou pela direita, driblou um marcador e tocou para Baphomet, que acertou a trave. Depois, Flávio Sioux e Jonathan Sisters também finalizaram com muito perigo. E para coroar o festival de gols perdidos, um lance inacreditável: Freon tocou para Ed, que driblou o marcador e chutou forte. O arqueiro rebateu e a bola sobrou para Quinho. Livre de marcação e de frente para a meta, o atacante errou o alvo! Um pecado! O Real Gothic era superior, mas faltava o gol!

Na jogada seguinte sofremos a punição dos deuses da bola. Felipe Flor cruzou na medida para Leonardo Bueno abrir o placar para o time laranja e roxo: 1 x 0. 
Como diz o sábio ditado popular: "quem não faz, toma". Futebol é assim...

Apesar do baque, continuamos melhores. Ed e Quinho tiveram boas chances. Cobrando falta, Flávio também obrigou o goleiro a fazer grande defesa. Nossa insistência foi premiada. Afinal, um outro ditado popular nos lembra que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Ed cobrou escanteio para Quinho empurrar para as redes: 1 x 1. Finalmente!


Poderíamos até ter virado o jogo, mas faltou capricho e sorte. O confronto seria decidido na segunda etapa. 






Segunda etapa. Em três minutos, três erros infantis nos fizeram perder o jogo. Começou quando uma bola espirrou para o atacante Felipe Flor. O velocista chutou de bico, no meio do gol, mas o goleiro Mau aceitou: 2 x 1. Depois, Jonathan demorou muito e perdeu uma bola no meio de campo. No contra-ataque, Leonardo Bueno não perdoou: 3 x 1. Por fim, após cobrança de lateral, Flor girou com facilidade em cima de Jonathan e chutou fraco entre as pernas do Mau: 4 x 1. 

Sem alternativas, tivemos que nos expor e ficamos vulneráveis. O Natus aproveitou os espaços (e novos vacilos) para construir a goleada. Após cobrança de lateral, Bueno girou em cima de Sioux, o goleiro Mau saiu atrapalhado e o atacante guardou mais um: 5 x 1. Depois, em outro contra-ataque, Flor driblou Ed e foi às redes novamente: 6 x 1. Felipe Flor, o homem do jogo, ainda recebeu lançamento nas costas de Sophia para guardar o sétimo do laranja e roxo.

Já no fim, após tabelar com Freon, Quinho chutou no travessão e no rebote o zagueiro do Natus marcou contra: 7 x 2. 

Não há dúvida que eles tiveram méritos. O Natus fez um ótimo segundo tempo, voltando com outra formação e atitude.
Mas fomos melhores na primeira etapa. Talvez se tivéssemos aproveitado as chances do primeiro tempo, tudo teria sido diferente. Ou ao menos se mantivéssemos o mesmo foco na segunda etapa, evitando erros bobos. De qualquer forma, lutamos e nos esforçamos dentro de nossas limitações. Vale lembrar que entre as seis agremiações, somos a única que não treina regularmente. Sendo assim, conseguir competir com times bem treinados, já é algo digno de reconhecimento.



Na grande final, vitória do Bárbaros sobre o Diversus por 7 x 2!






Ficha Técnica
Real Gothic 1 x 3 Diversus
Jogadores: Maurício Mau (G), Eduardo Lacrimosa (G), Freon Sad, Eduardo Baphomet, Flávio Sioux, Ed Sakuya, Sophia Raven, Kelvyn Esqueleto, Cuervo Lopes e Tucho Gonzales.
Atleta Convidado: Quinho.
Gols: Flávio Sioux (1).


Ficha Técnica
Real Gothic 3 x 5 Natus
Jogadores: Eduardo Lacrimosa (G), Freon Sad, Eduardo Baphomet, Flávio Sioux, Ed Sakuya, Sophia Raven, Cuervo Lopes e Taís Pandora.
Atleta Convidado: Quinho.
Gols: Ed Sakuya (2) e Sophia Raven (1).


Ficha Técnica
Real Gothic 0 x 8 Bárbaros
Jogadores: Maurício Mau (G), Eduardo Lacrimosa (G), Freon Sad, Eduardo Baphomet, Flávio Sioux, Ed Sakuya, Sophia Raven, Kelvyn Esqueleto e Cuervo Lopes.
Atleta Convidado: Wanderson.


Ficha Técnica
Real Gothic 8 x 2 Meninos Bons de Bola
Jogadores: Maurício Mau (G), Eduardo Lacrimosa (G), Freon Sad, Eduardo Baphomet, Flávio Sioux, Ed Sakuya, Sophia Raven, Kelvyn Esqueleto e Cuervo Lopes.
Atleta Convidado: Quinho.
Gols: Eduardo Baphomet (4), Freon Sad (1), Sophia Raven (1), Kelvyn Esqueleto (1) e Quinho (1).


Ficha Técnica
Real Gothic 2 x 2 Rosa Negra
Jogadores: Eduardo Lacrimosa (G), Freon Sad, Eduardo Baphomet, Flávio Sioux, Ed Sakuya, Sophia Raven, Kelvyn Esqueleto, Cuervo Lopes, Silas Soviet e Jonathan Sisters.
Gols: Ed Sakuya (1) e Sophia Raven (1).



Ficha Técnica
Real Gothic 2 x 7 Natus
Jogadores: Maurício Mau (G), Freon Sad, Eduardo Baphomet, Flávio Sioux, Ed Sakuya, Sophia Raven, Kelvyn Esqueleto e Jonathan Sisters.
Atleta Convidado: Quinho.
Gols: Quinho (1) e Contra (1).
 







Nenhum comentário: