domingo, 21 de agosto de 2016

COPA ALTERNATIVA DE FUTSAL 2016

Copa Alternativa de Futsal!


No dia 16/07/2016, o Real Gothic participou da Copa Alternativa de Futsal. O torneio foi idealizado pelo pessoal do Instituto FC e contou, além dos anfitriões e dos morcegos, com a participação dos times: Rosa Negra, Catadão, Celeste Proletária e Subúrbio. Os jogos foram realizados na Escola Municipal Professor Eufly Gomes, na cidade de Santo André. 

Exceção feita ao Instituto, as demais agremiações jogavam com regularidade e dedicação. Como sempre, sabíamos das incontáveis dificuldades que teríamos pela frente. Nossa única experiência em um campeonato havia sido com a COPA REBELDE, em 2014. Por outro lado, agremiações como Catadão, Celeste Proletária e Subúrbio, além de jogarem constantemente, traziam em seus currículos várias participações em competições e até mesmo conquistas de títulos.
O Real Gothic entrava como franco azarão na disputa. Mas topamos o desafio, agradecidos pela oportunidade.

Caravana Trevosa.

Apesar de tudo, nosso time havia se preparado e mostrava evolução desde a última partida. Além disso, o escrete das sombras comparecia com um elenco numeroso, ao todo eram 11 atletas. Dois novos membros estrearam pela equipe: Jules Carioca e Elen Tornado. Desfalcados de um goleiro, contamos também com a presença de Fábio Cobra, goleiro do Imperial 1996, time que enfrentamos em 2015. Fábio é vocalista da Outro Destino, banda paulistana de gothic rock.

O regulamento da Copa era simples: Dois grupos com três times cada jogariam entre si, sendo que os dois primeiros colocados de cada chave avançariam as semifinais. O Real Gothic caiu na chave A, com Celeste Proletária e Subúrbio. Duas equipes que ainda não havíamos enfrentado, mas reconhecidamente fortes. Na chave B, Instituto, Rosa Negra e Catadão, três times já conhecidos do Real Gothic. Apesar dos prognósticos, o objetivo dos morcegos era a classificação.


Primeiro Jogo:
Real Gothic x Subúrbio
Ritualz!

A partida inaugural do torneio foi entre Real Gothic e Subúrbio. O Subúrbio é um time de Santo André formado por punks e amigos da região do ABC. Vinham embalados de um título recém conquistado na várzea e com certeza eram a segunda força da chave. Portanto, esse era um jogo estratégico para nossas aspirações; um bom resultado nos daria chances de classificação. Os jogos eram rápidos, dois tempos de dez minutos. Qualquer desatenção poderia ser fatal!

Logo no início, Freon marcou um gol de falta - que foi anulado porque o goleiro ainda estava arrumando a barreira. Mas esse lance deu ainda mais ânimo aos morcegos. Conseguíamos tocar bem a bola, mas faltava uma jogada que nos colocasse em condições reais de marcar. Isso só foi acontecer perto do final da primeira etapa, quando Freon pegou uma sobra, aproveitou que o arqueiro adversário estava fora do gol e chutou do meio da quadra. A pelota, contudo, por pouco não entrou. Pra piorar, já no lance seguinte, o Subúrbio explorou uma falha de marcação e abriu o placar: 1 x 0. 


Começa o Segundo Tempo!

O Subúrbio começou melhor o segundo tempo, administrando a vantagem e esperando o momento certo para atacar. Com muitas trocas, o Real Gothic estava confuso na quadra. Em uma rápida jogada, o verde e vermelho quase ampliou; Fábio Cobra fez grande defesa e no rebote Jules salvou de carrinho. Jogando com muita raça, o Real Gothic foi crescendo na partida. Freon teve duas boas chances e Ed quase marcou de calcanhar. O gol de empate estava amadurecendo.

Restando cerca de dois minutos para o fim, Tucho apertou, fez um bom desarme e chutou forte no canto, marcando seu primeiro gol com o manto das trevas e empatando a peleja. Os morcegos entraram em êxtase: 1 x 1! Hora da reação!
A partir do empate, o jogo ficou aberto. Logo na sequência do gol, Fábio Cobra conseguiu defender um chute perigoso do Subúrbio. Já os morcegos seguiam lutando, mas o tempo era escasso e corria a passos largos. Restava menos de um minuto para o fim. Foi quando Ed cobrou uma falta de longe, consciente, aproveitando o goleiro adiantado. A bola tinha destino certo, era o gol da vitória. Contudo, a redonda caprichosamente bateu no travessão. No rebote, o arqueiro ainda conseguiu jogar pra escanteio. Foi por pouco! Após um jogo disputadíssimo, a vitória escapou por um triz. Fim de jogo.



Segundo Jogo:
Real Gothic X Celeste Proletária
Jogo Decisivo!

Na segunda rodada do nosso grupo, Subúrbio e Celeste Proletária empataram em 2 x 2. Esse resultado nos deixou em uma situação delicada. Para conseguir a classificação teríamos que vencer a Celeste ou, no mínimo, conseguir um empate com mais de dois gols. Uma tarefa difícil porque a Celeste figurava como a mais temida equipe da nossa chave.

Já no primeiro lance, um susto. Chute da Celeste na trave! Tucho ainda conseguiu afastar o rebote e evitar o gol. Mas o que se viu depois disso foi um Real Gothic rodando e tocando a bola com qualidade, enfrentando os azuis de igual para igual. A oportunidade de ouro esteve em nossos pés. Primeiro, quando o goleiro espalmou no susto um arremate de Ed. Na sequência, após cobrança de escanteio, Freon avançou e chutou forte, mas o arqueiro proletário rebateu novamente. 

O Real Gothic estava melhor. Porém, um pequeno deslize foi fatal. Nossa marcação se confundiu e acabou dando espaço para um atleta da Celeste avançar livre e chutar de longe: 1 x 0. O time sentiu o golpe e a Celeste tomou conta do jogo. Não bloqueamos uma longa cobrança de lateral e a bola alcançou um atacante adversário. Mesmo marcado, ele chutou fraco, entre as pernas de Cobra: 2 x 0. Apesar do bom início, o saldo final do primeiro tempo era desanimador...


Tudo ou Nada!

Segundo tempo. Tínhamos dez minutos para ao menos empatar o jogo e ter alguma chance de classificação. Mas apesar do esforço, o forte time da Celeste fez mais dois gols, consolidando sua vantagem e determinando o resultado. Já no final do jogo, após passe de Freon, Esqueleto diminuiu a diferença: 4 x 1. Mas não havia mais tempo, fim de partida.

Inevitavelmente, o Real Gothic foi eliminado do torneio. Celeste e Subúrbio se classificaram no grupo A. No grupo B, o Catadão confirmou seu favoritismo e após duas goleadas avançou em primeiro na sua chave. Já a segunda vaga ficou com o Instituto que, para surpresa de muitos, venceu com propriedade o Rosa Negra. As semifinais estavam definidas! 


Real Gothic X Rosa Negra
Já eliminados, Real Gothic e Rosa Negra ainda fizeram uma partida extra, a decisão do quinto lugar. E o que era pra ser o jogo mais tranquilo de todos, acabou se tornando o mais tenso. A partida teve momentos de nervosismo, com muitas faltas e ânimos exaltados. Felizmente, nada de mais sério aconteceu. O Real Gothic, ansioso, talvez tenha feito sua pior partida no torneio. O Rosa Negra conseguiu abrir vantagem de 2 x 0, confirmando-se como mais um implacável carrasco dos morcegos. Em um golaço de falta, Freon descontou: 2 x 1. Pressionamos muito, mas faltou capricho nas finalizações e a boa vontade do imponderável para sair o gol de empate. Ao fim, nos despedimos da Copa com um gosto amargo.

Segue a Copa!
Nas semifinais deu a lógica. A Celeste Proletária venceu o Instituto por 4 x 1, colocando um fim na honrosa campanha do time mais querido do torneio. Na outra semifinal, um jogo disputado, mas o Catadão confirmou as expectativas e eliminou o Subúrbio com uma vitória de 1 x 0. Portanto, os dois clubes mais competitivos do certame fizeram a final: Celeste Proletária e Catadão. Disputa pesada, de alto nível. As equipes exigiram, inclusive, a presença de um árbitro - algo que até então não havia acontecido. No fim, a Celeste Proletária venceu por 2 x 1 e ficou com o desejado título.



Agradecemos a oportunidade e parabenizamos todas equipes participantes!

Let's Go, Batz!


Abaixo, vídeo do jogo com o Subúrbio, um dos grandes momentos do Real Gothic na Copa:


Ficha Técnica
Real Gothic 1 X 1 Subúrbio
Jogadores: Fábio Cobra (G), Freon, Taís, Ed, Bill, Silas, Kelvyn Esqueleto, Osmair, Tucho, Carioca e Elen.
Gols: Tucho (1).


Ficha Técnica
Real Gothic 1 X 4 Celeste Proletária
Jogadores: Fábio Cobra (G), Freon, Taís, Ed, Bill, Silas, Kelvyn Esqueleto, Osmair, Tucho, Carioca e Elen.
Gols: Esqueleto (1).


Ficha Técnica
Real Gothic 1 X 2 Rosa Negra
Jogadores: Fábio Cobra (G), Freon, Taís, Ed, Bill, Silas, Kelvyn Esqueleto, Osmair, Tucho, Carioca e Elen.
Gols: Freon (1).

Nenhum comentário: